O estúdio de interiores Atelier Tao+C concluiu uma livraria iluminada com um telhado de madeira em um resort de esqui no norte da China para a varejista local Naïve.
Localizada no resort de esqui Aranya Chongli, a livraria foi construída dentro de uma estrutura de concreto existente.
Uma grade de estruturas de aço e madeira foi inserida entre as colunas de concreto do edifício original, enquanto as paredes divisórias do espaço de 420 metros quadrados foram removidas, criando vistas desobstruídas do interior para o exterior.
Concebemos a nova livraria Naïve como um espaço luminoso em meio ao gelo e à neve, integrado harmoniosamente com a paisagem circundante, clima e natureza, afirmou o estúdio sediado em Xangai.
A estrutura de madeira foi elevada no lado sul do edifício, aproveitando o pé-direito duplo da estrutura original e formando um telhado inclinado com uma abertura circular.
A fachada sul permite vistas do campo de neve inclinado e da floresta através de janelas de altura total emolduradas por madeira.
A fachada envidraçada voltada para o sul, juntamente com a abertura circular no telhado inclinado, permitem a entrada de abundante luz natural no espaço, criando dinâmicas de iluminação lúdicas ao longo do dia.
As estantes e assentos foram organizados ao longo das grades, juntamente com um café, biblioteca e área de lazer.
As estantes de madeira são suportadas por uma estrutura de aço inoxidável, enquanto as mesas de exibição são feitas do mesmo tipo de madeira sobre rodas, mas cobertas por uma camada extra de fibra de vidro com bordas arredondadas, criando instalações visualmente leves e translúcidas que também permitem flexibilidade.
A bétula clara e a fibra de vidro complementam a paisagem nevada, tornando o espaço anteriormente cinza de concreto mais requintado e brilhante, como uma névoa quente que se eleva da neve, disse o Atelier Tao+C.
À medida que a luz solar se move, penetra e é filtrada pela textura do material de fibra de vidro, suaviza a luz intensa e projeta sombras suaves; a luz de cor mel oscila e flui no espaço.
Peças de mobiliário sob medida foram colocadas ao longo da fachada de janelas ao sul, acomodando tanto descansos individuais quanto encontros casuais.
Três banquetes em forma fluida e serpenteante combinam assentos de um lado e mesa de exibição do outro, proporcionando fácil acesso aos livros para os clientes em descanso.
O Atelier Tao+C foi fundado em 2016 por Chunyan Cai e Tao Liu.
Eles selecionaram recentemente cinco projetos para a Dezeen que melhor refletem seu trabalho.